Consumidores tendem a preferir empresas que os colocam ao centro das atenções e disponibilizam soluções que melhorem a experiência de compra
Mais popularizado nas grandes metrópoles brasileiras, a utilização de boxes digitais no segmento do varejo cresceu, e somente neste último trimestre aumentou cerca de 40%. Aquecido por inúmeras demandas, adaptações e, principalmente, a transformação no perfil do consumidor, a ferramenta tem conquistado novos usuários e está entre as inúmeras estratégias de engajamento de uma marca, já que através da solução é possível melhorar a experiência de compra, facilitando a entrega de um produto ou até mesmo sua devolução.
Os últimos tempos foram determinantes para impulsionar o comércio eletrônico, mas, de contrapartida, revelaram também o enorme despreparo do setor em relação ao atendimento ao cliente, já que, com o crescimento do numero de compras online, era preciso aperfeiçoar a metodologia de logística do negócio.
É sabido que a “última milha” sempre foi motivo de dor de cabeça e costuma ser o ‘calcanhar de Aquiles’ na logística, e mesmo com tantas soluções tecnologias disponíveis no mercado, a demora na entrega ainda continua sendo apontada como um dos principais problemas enfrentados pelo setor.
Em tempos de redes sociais, notícias ASAP e inúmeras estratégias de marketing, o que muitos não sabem é que este fator pode e, provavelmente, afetará o engajamento da marca ou negócio se não for bem estruturado. Em termos diretos, a realidade é que a maioria das marcas atraem os consumidores por meio de estratégias de mercados e promoções, até o momento de concretização da venda, e isso não é um problema, entretanto, a experiência de compra não termina aí, aliás, pelo contrário, pois uma das etapas mais importantes, e que de fato auxiliará no posicionamento da empresa e fidelização do cliente, é a pós-venda, esta que é intrinsicamente ligada à logística.
Quantas vezes uma pessoa não deixa de comprar quando é informado de que seu pedido vai demorar a chegar? É inadmissível realizar uma venda e ter um estoque muito longe do consumidor final. Além da demora, isso atribuirá um custo muito maior ao produto. O principal objetivo da sincronização da logística com o engajamento da marca é justamente este, otimizar os processos de entrega e devoluções fazendo com que a empresa se beneficie ao máximo dessa união e crie uma imagem conceituada no mercado.
Atualmente já é possível vender por meio de uma plataforma online e entregar no mesmo dia, e soluções tecnológicas como as dos boxes digitais do M3storage, por exemplo, garantem este serviço com qualidade, sem burocracia e com total praticidade e segurança.
O consumidor mudou, o mercado mudou, e o varejo amadurece a passos largos. As grandes marcas já perceberam este movimento, e por isso investem em soluções digitais que atraem, encantam e otimizam a vida do consumidor.