Há sete ou oito anos, muito antes de surgirem os conceitos de “digitalização” ou “transformação digital”, na M3storage decidimos trilhar um caminho que nos levasse naturalmente à transformação digital do negócio: investir em ferramentas que melhorassem a experiência dos nossos clientes.
O cliente é rei. Nada novo, um conceito antigo, mas muito atual. Por exemplo, a Southwest Airlines, empresa com mais de cinquenta anos de mercado, focou no desenvolvimento dessa ideia; ele colocou isso claramente quando disse que a Southwest “está no negócio de atendimento ao cliente e, apenas por coincidência, fornece serviços aéreos”. A empresa foi pioneira no mundo do “baixo custo”, marca que, embora no início não parecesse muito vendedora, acabou sendo referência no mundo do transporte aéreo. Anos depois, muitos anos depois, enquanto todas as companhias aéreas do mundo tentavam sobreviver com o conceito de “baixo custo”, a Southwest Airlines voltou a focar no cliente. E hoje, enquanto a maioria das companhias aéreas cobra para despachar uma segunda mala, a Southwest oferece esse serviço sem nenhum custo, bem como mudanças de última hora e outras facilidades de mudança de itinerário que a maioria dos concorrentes não oferece.
Na M3storage, vemos a capacidade da Southwest Airlines de liderar mudanças e interrupções em favor do cliente, um exemplo a seguir. Nós acreditamos que “estamos no ramo de atendimento ao cliente e apenas por coincidência fornecemos serviço de armazenamento”.
O mundo digital nos dá as ferramentas, por isso foi muito natural para nós, ao criar a M3storage, decidirmos investir nas ferramentas necessárias para ter o melhor serviço possível. A digitalização para nós é uma ideia muito simples: usar as tecnologias existentes para melhorar a experiência de nossos usuários.
Começamos pequenos. Oferecendo clareza na nossa proposta, disponibilidade, preços online e leitura do contrato no conforto do lar. Inicialmente, como nossa indústria de selfstorage estava atrasada, melhoramos com ferramentas básicas e facilmente disponibilizamos: um bom site, reservas online, acesso com impressão digital e operação 24 horas nos sete dias da semana. O investimento financeiro não era tão importante. Custou mais tempo e dedicação do que dinheiro.
Com o tempo, passamos a precisar de mais ferramentas. Vimos a possibilidade de continuar melhorando além das tecnologias disponíveis no mercado. Então, investimos mais recursos para continuar melhorando: começamos a inovar para criar nossas próprias soluções. Assim entramos no mundo do desenvolvimento de soluções construtivas, eletrônicas e digitais. Hoje, o M3storage possui a única plataforma digital de “auto-armazenamento” do mundo, que oferece “check-in completo” e “check-out” com integração de controles de acesso por chave digital. Além disso, o M3storage é titular de uma patente industrial registrada no INAPI do Chile para oferecer uma solução construtiva para armazenamento em altura, bem como as únicas “estações de coleta” com integração digital por API em carrinhos de compras.
E o futuro?
O resultado de nossos investimentos? estar vivendo nosso futuro hoje; temos a sorte de ser atores em uma evolução permanente …
Mas o verdadeiro fruto deste esforço são os sorrisos dos nossos clientes: quando os nossos clientes sorriem porque têm uma solução de arrumação perto de casa ou do trabalho; quando sorriem por escolherem seu depósito entre os melhores pontos de acessibilidade da cidade em um shopping ou shopping center, quando podem entrar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem precisar avisar ou se cadastrar antes ou quando abrem a porta do box do celular e que eles podem compartilhar seus acessos com um único clique de onde e quando quiserem …
Escrito por Dom Teyssere – CEO M3storage