A pandemia não será apenas um período difícil da nossa sociedade. Ela será também um marco divisor no comportamento social, influenciando tudo que faremos a partir de agora
No início do mês de agosto, o Facebook IQ, empresa de pesquisas e insights do Facebook, apresentou o Industry Microshifts Study, um estudo sobre quais tendências de comportamento irão despontar no mercado pós-covid19. A pesquisa foi realizada online e entrevistou pessoas de 16 países.
Uma prioridade que surge na mente dos consumidores é a necessidade de comprar de forma segura. A internet e os aplicativos tiveram um papel fundamental nisso. Segundo os dados, 41% das pessoas realizaram uma compra usando um serviço de mensagens durante a pandemia e 27% gostariam de realizar todo o processo de compra usando o WhatsApp. Isso demonstra o quanto essa ferramenta passou a ser importante do atendimento ao cliente.
Além disso, outra tendência identificada foi que o setor de e-commerce foi um dos mais afetados com essas mudanças de comportamento. Três em cada quatro consumidores usaram uma nova plataforma como meio de compra durante a quarentena. A pandemia fez também as compras pela internet aumentarem num público que ainda era um pouco resistente ao meio digital: 45% das pessoas com 55 anos ou mais compraram pela primeira vez online produtos que antes tinham o hábito de comprar em uma loja física.
Um ponto chave para atender as necessidades dos consumidores parece ser a forma de fazer os produtos chegarem até eles. Por isso, 92% dos entrevistados consideram as opções de entrega um fator determinante para a finalização do pedido, como por exemplo a compra online e retirada na loja. Destes, 34% fizeram uma compra com esse e foram buscar na loja. Para 89% dos respondentes, a política e as formas de devolução são um ponto importante para a decisão de compra. Segundo Beatriz Ohtani, especialista em e-commerce do Facebook IQ, esse dado confirma uma outra tendência que já foi encontrada em outra pesquisa recente do Facebook: está crescendo entre os consumidores o hábito de comprar online e retirar fisicamente na loja, ou em outro ponto de entrega.
A M3Storage é uma das empresas atentas aos hábitos gerais de consumo e a evolução dos mesmos. E isso vem de antes da pandemia. Foi por isso que a empresa desenvolveu o serviço de Pick-Up Storage (clique aqui para assistir nosso vídeo explicativo), preparado justamente para consumidores que optam por fazer as compras online mas retirarem em outro ponto que não a sua casa ou a loja física (seja por nem sempre estar lá para recebê-lo, ou outro motivo pessoal).
Estar atento às tendências é entender as dores dos consumidores e oferecer serviços que vão de encontro a elas. Esse também é um dos papéis desempenhados pela M3Storage.
Fonte: https://www.facebook.com/business/insights