Um anel de noivado sem caixa? Ou um presente sem um lindo laço? Inconcebível, certo?
E-commerce, varejistas, marcas, vendedores e toda a cadeia de valor associada ao negócio devem pensar em apenas uma coisa: a experiência do cliente, aquele prazer incomparável que é dado a um comprador quando adquire nosso produto no shopping ou na loja.
A primeira vez que ouvi o termo “Pick up” foi quando o Walmart publicou seu novo serviço. Achei ótimo, inovador, interessante. Então, logo fiquei desapontado; Percebi que era um serviço bastante básico, onde o cliente tinha que avisar a chegada para que o supermercado mandasse um mensageiro entregar as sacolas de compras.
Claro que poderia ser melhorado, mas o importante era que uma referência como o Walmart pensava que tinha que oferecer um serviço de delivery e dar atenção especial a ele, até ocupar uma terminologia específica.
A Amazon também decidiu oferecer uma solução Pick-up. Como não havia uma rede de armários disponíveis para permitir que seus clientes retirassem suas compras nos locais onde precisassem, bem … eles montaram sua própria rede de armários de “coleta”.
No Chile, 67% dos clientes que compram no Falabella.com optam pela opção “retirar na loja”. Em Santiago, esse percentual chega a 80%, deve ser um recorde mundial. Em um país tão concentrado em sua capital, é fácil decifrar os dados: o cliente quer chegar à sua compra e não está disposto a esperar pela entrega.
Como marca e como loja, os vendedores têm a obrigação de levar o produto ao cliente rapidamente, quase instantaneamente. Então, o Pick-up é uma solução. Principalmente em mercados onde a logística terceirizada não é eficiência.
Na M3storage trabalhamos em uma solução eficaz e digital. Colocamos Postos de coleta em locais onde os clientes precisavam: shoppings espalhados pela cidade. Isso é feito por meio da experiência digital: com “um clique” permite que seus usuários saibam por mensagem quando seus pedidos estão disponíveis para retirada. Na mesma plataforma no celular o cliente recebe uma mensagem e vai retirar sua compra no prédio que escolheu.
E-commerce, varejistas, marcas, vendedores e todos os negócios relacionados podem oferecer uma experiência de compra inovadora e eficiente e manter um papel de liderança até a entrega de seu produto e muito mais … porque a coleta é a última experiência da última milha, e também o primeiro em logística reversa.
Escrito por Dom Teyssere – CEO M3storage.